O PROJETO

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

É um Projeto de Incentivo à Leitura que vem com um conjunto de ações que apóiam as escolas na democratização do acesso ao mundo da Leitura e escrita. Isso significa possibilitar a interação com a cultura da leitura e da escrita através do veiculo de comunicação a Rádio Comunitária no Programa Juventude Ativa. Em parceria com as escolas, professores, alunos e a comunidade familiar, além de desenvolver suas respectivas competências leitoras.
O Programa Juventude Ativa vem desenvolvendo durante sua programação momentos de reflexão continua com todas as classes de ouvintes, sendo crianças, adolescentes, jovens, idosos, mamãe e papai, sensibilizando esse público da importância da Leitura em nossas vidas.
Sempre trabalhando diversos temas que leva aos ouvintes interagir durante a programação ligando, escrevendo cartinhas ou por email através da internet. Desta maneira o público demonstra interesse por todos os nossos assuntos.
O nosso Projeto Soletrar na Rádio surgiu da vontade dos locutores Acilon di Oliveira e Gauba Rejane O. De Ana, que realizam o sorteio de livros durante o programa, assim sensibilizando e motivando os ouvintes a exercer por prazer a leitura. Sempre divulgando como é essencial para vida de qualquer pessoa “gostar de ler”, pois a leitura abre caminhos e principalmente portas, sem essa ferramenta o mundo torna-se mais complicado em todos os sentidos pessoal e profissional. O Projeto Soletrar na Rádio tem a finalidade de interagir os educandos de todas as escolas da rede municipal de Araci com a programação da Rádio Comunitária Cultura FM.

Nossa mensagem é que nunca devemos deixar de busca mais conhecimento, sabedoria, usando dessa fonte inesgotável, que a leitura oferece para o nosso crescimento pessoal.

APRESENTAÇÃO DOS ENVOLVIDOS

Irão participar deste projeto 02 alunos do 5º ano de cada escola municipal/Turma, sendo que temos 120 escolas municipais de nossa cidade estarão participando, chegando ao total de 138 crianças/adolescentes envolvidos no soletrar. Em parceria com coordenadores escolar, diretores, secretaria Municipal de Educação, Coordenação do Projeto Baú de Leitura, Rádio Comunitária Cultura FM de Araci e locutores.

OBJETIVOS

1- Com o objetivo de despertar o interesse pela leitura e aumentar o vocabulário de nossas crianças/adolescentes, o programa Juventude Ativa criou o Projeto SOLETRAR na Rádio, um concurso municipal de soletração para estudantes de escolas públicas Municipal.
2- Estimular e incentivar o alunado 5º ano na pesquisa pela escrita correta que nada mais é um desafio que a escola deve abraçar com o intuito de ajudar a assimilar e praticar consultando o dicionário e livros que podem ser instigantes, criativos e prazerosos.
3- Ampliar o vocabulário dos educandos através de novas palavras soletradas;
4- Trabalhar ortografia e, principalmente, as dificuldades ortográficas;
5- Promover a interação entre os educandos de turmas diferentes;
6- Adquirir recursos básicos para escrever e ler com autonomia, reconhecendo que as palavras são formadas por letras.
7- Identificar corretamente as letras a serem usadas nas palavras e discriminar visual e auditivamente as letras nas palavras pronunciadas, a fim de perceber e comparar os sons de letras sílabas na composição de uma palavra.
8- Levar os educandos a interessar-se também pela explicação adquirido o hábito de escutar, empenhando-se na aplicação das normas do sistema de escrita.
9- Levar os educandos a desenvolver bons hábitos de leitura como ferramenta para a ampliação do vocabulário, descoberta do novo e melhoria da ortografia.

Quem pode participar do Soletrar na Rádio?

Podem participar alunos que estiverem cursando último ano do ensino fundamental I, com idades entre 10 e 14 anos. O aluno deve estar cursando em 2011 somente 4ª SÉRIE que equivalem à 5º ano.
Como escolher os alunos na escola?
Os participantes do concurso serão escolhidos segundo critérios definidos pela própria escola - a escolha pode ser feita a partir da média escolar dos alunos, por votação aberta entre os alunos, por ordem de inscrição, escolha aleatória dos professores, etc..
A organização das seletivas do concurso SOLETRAR NA RÁDIO nas escolas ficará a cargo de um responsável indicado pela escola (professor ou voluntário). Ele promoverá o soletrar dos alunos, e organizará a competição e comandará a disputa em sua sala de aula. Deve chamar a direção para ser a massa seletiva de sua escola. Realizado esse processo a equipe diretora deve entregar a ficha de inscrição no prazo determinado no edital.

PRAZO DE ENTREGA DA FICHA DE INSCRIÇÃO:

Cada escola terá o prazo para realizar sua seleção e entregar a ficha de inscrição de 01 (um) aluno por cada turma do 5° ano até dia 23 de abril para a equipe organizadora do SOLETRAR NA RÁDIO.

LOCAL DA DISPUTA:

A disputa deve acontecer nas dependências da Câmara Municipal de Vereadores de Araci, onde a mesma tem capacidade de alojar os concorrentes, seus responsáveis, e os juízes e apreciadores.
A data da competição deve ser comunicada com antecedência aos participantes por Edital, no Blog do Soletrar na Rádio e durante a Programação da Rádio Comunitária Cultura FM de Araci, para que os alunos e professores tenham tempo hábil de se prepararem.

OBJETIVOS ESPECIFICOS

1- Favorecer entre os educandos o desejo pela leitura e a escrita correta.
2- Ampliar os conhecimentos como grafar e acentuar as palavras.
3- Sensibilizar a importância da nova regra ortográfica.

JUSTIFICATIVA

A história da linguagem está presentes em nossa cultura há muito tempo tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita.

Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com a ampliação de seu repertório o momento de soletrar. Isso só é possível por meio do contato regular com os textos desde cedo e de sua participação freqüente em situações diversas que envolve a leitura. Sabe-se que os professores são os principais agentes na promoção dessa prática – e a escola, o principal espaço para isso.
Sabemos que no mundo atual não basta a escola motivar os alunos a valorizar a leitura, por isso promover um Projeto que envolve um veículo de comunicação é um desafio para os envolvidos que tem a pretensão de incentiva a leitura por prazer. Além de outras ações culturais de fomento à leitura.

PÚBLICO

Crianças e Adolescentes da rede de ensino Municipal de Araci.

METODOLOGIA

A promoção de um Projeto de Incentivo à Leitura pode será dividida em três fases:

Fase 1
O primeiro passo para o encaminhamento do projeto é a busca de parceiros que apóiem as ações a ser desenvolvidas (empresas, bibliotecas, editoras, secretarias e coordenadorias de educação, ONGs, entidades comunitárias, etc.).

Fase 2
Ao organizar as informações levantadas com o questionário diagnóstico inicial e selecionar os pré-projetos mais consistentes, é hora de conhecer a realidade local das escolas e das instituições interessadas em participar do Projeto de Incentivo à Leitura. Assim, é possível definir, em conjunto, os objetivos e ações voltados para as necessidades dessas crianças.
Paralelamente, pode-se iniciar o processo de inscrição e seleção dos voluntários e definir qual será seu papel na interação com os alunos das escolas participantes.

Fase 3

Essa fase pode ser iniciada com uma palestra de abertura oferecida por um especialista na área de educação. Esse é o momento em que a equipe do projeto se dedica à implementação das ações culturais e educacionais de fomento à leitura – como a formação de diretores e coordenadores, estes últimos responsáveis por formar os professores – levando em consideração a necessidade de se reunir acervos de textos literários próprios para professores e crianças.

Fase 4
Em quarto lugar, foram feitas reuniões com as coordenadoras para que relatassem quais iniciativas em prol da leitura estavam ocorrendo nas escolas naquele momento. Em seguida, a equipe do Projeto é momento de soletrar na rádio apresentou a proposta do Projeto e todos definiram quais seriam as escolas públicas municipais incluídas no programa. A visitação das escolas e a aplicação de um questionário diagnóstico em cada uma delas foi uma maneira de perceber se tinham interesse e disponibilidade para participar do projeto de incentivo à leitura.

Fase 5
Organizaram-se as informações levantadas no questionário diagnóstico inicial, que possibilitaram o conhecimento das realidades locais e a definição conjunta de objetivos e ações voltados para as necessidades das crianças.

ATIVIDADE
• Todos os concorrentes devem acompanhar a competição juntos, em lugares marcados. Ao serem eliminados devem sair da sala. Ninguém pode falar com os concorrentes durante a competição.
• A fonte de consulta do organizador deve ser única, sugerimos o Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa, as palavras devem ser pronunciadas de acordo com a marcação deste dicionário.
• Na competição oral, depois do organizador pronunciar a palavra para o concorrente, ele deve ser encorajado a pronunciá-la também, antes e depois da soletração.
• O concorrente pode pedir para o organizador pronunciar a palavra novamente. Ele também tem o direito de pedir uma definição da palavra, seus sinônimos, sua classificação gramatical e seu uso numa frase (sempre segundo o dicionário Aurélio). O organizador deve conceder todas as respostas de acordo com as regras de tempo pré-estabelecido - que veremos mais adiante.
• Depois que o concorrente começar a soletrar, ele pode parar e começar de novo, retomando a palavra do começo. Porém, quando ele recomeçar, a seqüência de letras que ele já havia dito não poderá ser modificada. Se ele modificar alguma letra, será automaticamente considerada errada a soletração.
• Se a palavra a soletrar tiver acento, hífen, ou qualquer outro sinal gráfico o participante tem que dizer. (Imediatamente antes, ou imediatamente depois da letra acentuada). Se não disser, a soletração deve ser considerada errada e ele estará eliminado.
• O concorrente, ou seu responsável, pode apelar aos juízes da decisão do
Organizador. A palavra será então consultada no Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa. Havendo ainda alguma dúvida, os juízes podem autorizar o concorrente a repetir a soletração, com a palavra seguinte da sua lista.
• O organizador tem total controle da competição. Na eventual necessidade de uma decisão conjunta com os juízes, ele deve ter o voto de minerva. As decisões dele devem ser definitivas.

TEMPO DE SOLETRAÇÃO:

• O concorrente deve soletrar a palavra em, no máximo, 2 minutos, tempo que começa a valer quando o organizador pronuncia a palavra.
• Se, aos 30 segundos de terminar o tempo, o concorrente ainda não tiver começado a soletrar o organizador deve avisá-lo oralmente que ele está entrando no Tempo Final.
Os selecionados por escola:
Os selecionados dessa primeira etapa representarão suas escolas na Seletiva no Programa Juventude Ativa aos sábados. Os dados dos representantes da seletiva na escola deverão ser enviados aos organizadores do programa via formulário a ser preenchido.

PRÁTICA SOCIAL
Cada sábado terá uma eliminatória a partir do mês de Maio 2011, os selecionados terão um mês para estudar. Assim, durante as tardes na Câmara Municipal de vereadores de Araci, serão realizadas as disputas entre as escolas por regional, formando um total de 10 participantes por seletiva, ficando apenas (01) para a disputa final no mês de Outubro.


PRÁTICA FINAL
Na data de 29 de Outubro de 2011, será a grande final entre os selecionados da segunda fase, onde estarão os 14 alunos finalistas do Soletrar na Rádio 2011.
Premiação
1º Lugar R$ 1.200,00
2º Lugar R$    600,00
3º Lugar R$    500,00
4° Lugar R$    400,00
5° Lugar R$    300,00

Para os outros participantes uma medalha por participar do 1° Soletrar na Rádio e certificados.

RECURSOS HUMANOS

Serão os colaboradores e participantes do concurso.

CRONOGRAMA
1ª Fase nos meses de Março e Abril, seleção com os professores em suas escolas.
2ª Fase: Seleção na Câmara Municipal de Vereadores de Araci nas seguintes datas:

1ª etapa – 07 de Maio
2ª etapa - 21 de Maio
3ª etapa – 04 de Junho
4ª etapa – 18 de Junho
5ª etapa – 09 de Julho
6ª etapa – 23 de Julho
7ª etapa - 06 de Agosto
8ª etapa 20 de Agosto
9ª etapa 03 de Setembro
10ª etapa 17 de Setembro
11ª etapa 01 de Outubro
12ª etapa 15 de Outubro
Semi-Final 22 de Outubro
(FINAL) 29 de Outubro (*praça Nossa Nenhora da Conceição)

PARCERIAS
Rádio Comunitária Cultura FM, Secretaria de Educação, Projeto Baú de Leitura, Camera Municipal de Vereadores, Prefeitura Municipal de Araci, Secretaria de Assistência Social.


RESPONSAVEIS
Acilon di Oliveira e Gauba Rejane Oliveira de Ana
Referencial Bibliográfico:

SILVEIRA, Dileta Martins e SCLIAR, Lúbia Zilberknop. Portugês Instrumental de acordo com as atuais normas da BNT – Porto Alegre. Sagra, 24ª Ed. 2003.

BUARQUE, Aurélio de Holanda Ferreira. O minidicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro. Nova Fronteira, 4ª Ed. 2001.